sexta-feira, 22 de agosto de 2008

1º e inesquecível Camping Roots - 15 a 17 de agosto de 2008

Eis aqui o evento que me motivou a criar este blog...



Sempre que acontece um evento pela primeira vez é natural que as pessoas fiquem um pouco ressabiadas, "será que vai ser bom", "tem muita gente indo"??

Quando o evento é um roots - evento de forró pé de serra realizado em dois dias ou mais incluindo camping e pessoas de diversos estados, quase obrigatoriamente -, mais dúvidas são despertadas nos forrozeiros, porque pode haver uma distância enorme envolvida, tipo Espírito Santo x São Paulo, Curitiba x Bahia, e assim segue. Imagine você viajar umas 22 horas de ônibus e chegar em um lugar onde nada compensa!!

Talvez por esses motivos anteriores, o Camping Roots (Itabirito-MG), realizado pelo Ardyson Pequeno, não tenha ficado extremamente lotado na 1ª edição, em agosto de 2008, porém foi capaz de trazer emoções inesquecíveis e de fazer inveja em qualquer forrozeiro roots.

Cohab Pé de Serra da 1ª edição do Camping Roots.
Foto: Simone Souza.
No primeiro dia, as pessoas foram chegando e montando suas barracas. Quem chegou primeiro pegou sombra... Os demais, pegaram cada lugar de forma a montar redutos de seus estados. O negócio foi se enturmar e fazer com que a "rede de vizinhos" fosse sucesso no evento.

Foram muitos shows, muitos mesmo: Os 4 Mensageiros (SP), Baião Caçula (MG), Trio Classe A (MG), Mestre Zinho (PE), Forró de Lua (MG), Meketréfe (SP), Trio Juriti (SE), Trio Dona Zefa (SP), Trio Dona Flor (SP e MG), Trio Kangalha (MG), Trio Potiguá (RN), Trio Raiz (SP) e Forró Comichão (ES); e os DJs Vinny (MG), Edu The Point (SP), Rodrigo (MG), Zinho (MG) e Fred Boi (MG). Foi o 1º evento de grande porte em Minas, o 1º roots.

Amigos, amigos... relatos sinceros à parte. Sou obrigada a contar para vocês que o Camping Roots tinha tudo para não deslanchar. Foram várias falhas na organização, inclusive problemas com sonorização e alimentação (houve um dia em que não sabíamos distinguir o que era frango e o que era purê de batatas). Muitas pessoas ficaram indignadas e não pretendiam voltar, caso houvesse uma nova edição no ano seguinte. Mas, eis que algo salva a pátria e prova que o Pequeno tem tato para a produção de eventos.

Zinho faz show de encher os olhos... de lágrimas.
Foto: Simone Souza.
Um dos shows mais esperados aconteceu na madrugada de 16 para 17/08. Todos esperavam Mestre Zinho subir ao palco e dar aquele show de sempre, com muita energia e vibração. No entanto, surgiu, amparada pelo sanfoneiro Erivaldinho, uma figura fragilizada surpreendendo a maioria do público. Alguns já sábiam que o Mestre estava passando por mais um mau bocado: um derrame facial ocorrido poucos dias antes havia paralizado o lado esquerdo do seu rosto e da sua garganta. Aproximadamente um ano atrás ele havia lutado contra um câncer de próstata e comemorado a superação do problema no festival de Itaúnas.

Eu estava com minha câmera na mão. Uma câmera nova, bem afoita por imagens para serem compartilhadas com os forrozeiros e com o mundo. Sem perder o foco, os olhos se encheram de lágrimas, olhei em volta e vi muita gente que estava assim como eu. Zinho contou um pouco do que estava passando, mas deixou claro que a doença não poderia pará-lo, que estava ali fazendo o que mais amava, cantando e recebendo o nosso carinho. Sua face estava visivelmente torta, sua fala um pouco comprometida, mas nada o impediu de fazer aquele show. Para melhorar um pouco a voz, Margot, sua esposa, criou um quebra-galho feito com um elástico preso à orelha e um clip de papel entreaberto forçando a abertura da boca; de cortar o coração em mil pedacinhos.

A primeira música foi "Cuidado Iracema"... Fiz pouco mais de 40 minutos ininterruptos de gravação, só não fiz mais porque a minha bateria acabou. Cinegrafista de primeira viagem!!!!! Recebi também a ajuda do meu amigo DJ Edu The Point que segurou a câmera sempre que as minhas mãos estavam para tremer, seja por cansaço ou por emoção.

Zinho no Camping Roots 2008.
Filmagem: Simone Souza / Edição: Tel Rodrigues.

O vídeo que eu fiz está no You Tube, dividido em quatro partes, postado pelo meu amigo Tel Rodrigues, que fez um ótimo trabalho . Eu ainda não tenho conta no site, internet em casa e nem sei como fazer para dividir um filme em mais partes.

Só sei que o que era tragédia se transformou em um dos momentos mais inesquecíveis do forró. Um show de muita emoção que só vendo os vídeos para entender. Após Zinho, o Meketréfe entrou no palco e iniciou uma homenagem maravilhosa ao Mestre, trazendo ao palco diversos artistas para cantar e levar todos ao delírio.

Zinho fala após ser homenageado no Camping Roots 2008.
Filmagem e edição: Leo "Gump" Carvalho.

Quando chegou o final do evento, muitos abraços, corações apertados, amigos novos e trocas de contatos. Um grande aperto no coração e a expectativa: "Como será no ano que vem"?!?!?

Meketréfe faz sua homenagem a Mestre Zinho. Fotos e edição: Simone Souza.


Depois de passar por um momento tão forte, foi impossível pensar em não dividir todas as minhas percepções dos forrós que tenho a oportunidade de participar. Espero que seja uma boa leitura daqui para frente e conto sempre com todos vocês!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Hoje eu canto...



ღ♥ Te Faço Gamar ღ♥
(João Silva)
Mestre Zinho


Se o amor é tão bonito
Para quê segredo?
Não tenha medo
Vamos ser feliz

Paixão, amar, querer, sorrir, prazer
Tudo é você

Venha que a sanfona está rolando
E a noite está madrugando
Só você não percebeu

Venha que o forró está se acabando
Todo mundo se amando
Só faltando tu e eu

A noite é linda
E com você é mais ainda
Venha, temos que aproveitar
Que nada é mais gostoso que amar

Que balance e embalance
Que me ame e me canse
Que te faço gamar


ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ ઇઉ

Só Sentimento. Hã?

O Forró Pé de Serra é um gênero musical que circula, muito bem obrigado, no circuito alternativo aos demais gêneros que povoam a cultura de massa nacional. São inúmeras pessoas, principalmente universitários, que fazem esse movimento circular e crescer - a música ganhou proporções tão grandes que hoje não podemos classificá-la mais assim, mas como um movimento que envolve várias redes de relacionamento no país.


E onde fica a história do sentimento?!


Só quem frequenta os forrós é quem sabe.

Algo muito estranho acontece com aqueles que se aventuram a ir pela primeira vez e voltar no forró. Um sentimento começa a pedir incessantemente que você vá a outro forró e cada vez mais se integre com as pessoas que lá estão.

Ninguém sabe explicar o que é o sentimento de estar ou ser pé-de-serra, então, pretendo nesse blog relatar algumas experiências para ver se um dia a gente conseguirá definir esse tal sentimento! Espero que vocês gostem das postagens!

Bijins,
Simone Souza - ou Síssa Itaúnas!