terça-feira, 4 de novembro de 2008

Que show é esse!!?!!

Foto: Simone Souza.
Nos dias 1 e 2 de novembro aconteceu o 6º Forró da Melancia, um forró já tradicional em BH que reúne forrozeiros de toda Minas Gerais e alguns de outros lugares do país. Foram vários shows excelentes, com muita animação e vontade de fazer crescer o movimento pé de serra. Mas, eu preciso me manifestar com relação a um deles: Os 3 do Nordeste.

Meu début de um show tão maravilhoso aconteceu no último momento do último dia do evento. Nunca havia visto Os 3 do Nordeste ao vivo. Acredito que pelo trio permanecer na sua terra de origem, Campina Grande-PB, seja mais complicada a contratação de shows para o Sudeste, mas isso não vem ao caso. Voltemos ao que interessa.

Os 3 do Nordeste no palco do Lapa Multshow.
Foto: Simone Souza.
Tudo que acontece com a gente pela primeira vez costuma ser inesquecível, e assim foi. Eu estava com muita expectativa, afinal sempre pesquisei sobre o trabalho do trio: músicas, imagens, shows, vídeos... Tudo que estivesse disponível na internet sobre Os 3 do Nordeste virava - e ainda vira - objeto de estudo. A grande parte das músicas que estão no meu celular é deles, de vários períodos, quase sempre marcados pela saída e entrada de músicos (sabemos que o Parafuso é o único membro fundador).

O trio entrou no palco já na madrugada de domingo para segunda-feira. A maior parte do público já havia ido embora, uma pena para o trio e um azar para quem não pode ficar. Já na primeira música pude confirmar minha admiração e constatar também como a escolha de músicos é bem feita: independentemente de quem sobe ao palco, é grande a semelhança do ao vivo com as gravações dos LPs, isso quanto à vibração, à força dos instrumentos e das vozes, à cadência etc.

Deda desce do palco e vai para o meio dos vaqueiros de
plantão. Foto: Simone Souza.
Uma surpresa agradável foi a participação de Edra Veras, filha de Parafuso, e seu trio Os 3 de Campina, que em julho participou, em Itaúnas-ES, do VIII FENFIT, ficando entre os 12 selecionados para participar do CD do evento.

Se não bastasse a qualidade e a emoção de ter ídolos vivos (erradamente deixamos para homenagear as pessoas depois que elas se vão), pude ver se manifestar a satisfação pelo reconhecimento quando Deda, triângulo e voz, desceu do palco super alto do Lapa Multshow e cantou lado a lado das poucas pessoas que abriram mão de uma noite de sono antes do trabalho para ver de perto e ouvir músicas que fizeram com que boa parte dos forrozeiros estivessem pelos forrós espalhados em todo Brasil.

Deda e eu: nem cantando
deixou de atender aos tietes
com câmeras a postos.
Foto: Gleison Rodrigues.
Como boa tiete que sou, comprei CD e um lindo livreto de Literatura de Cordel contando a história do trio. Em 2005 foram comemorados os 35 anos de estrada com um CD e um DVD.

É uma pena que sejam poucas as vezes que o trio se apresenta no Sudeste. Se eu não estou enganada, Os 3 do Nordeste havia tocado em Belo Horizonte pela última vez no ano de 2004. O bom é pensar que shows como esse são raridades... E que eu estive lá para ver tudo isso!


Baixe a música "Os 3 do Nordeste cantam a sua história": http://www.4shared.com/audio/aQOB60Dj/28_Cantam_sua_histria.html.

Nenhum comentário: